O pior passeio turístico do Cairo

Quando você pensa em ir para o EGITO, provavelmente imagina visitar as pirâmides.
O cartão postal, umas das 7 maravilhas do mundo.
Muito bem.



Mas sinceramente na minha experiência foi nas PIRÂMIDES o PIOR PASSEIO que eu fiz.




Eu fui na pirâmide primeiro, um dia depois de ter passado a manhã e a tarde fazendo compras em Roxy, chegando lá perto do por do sol.

Fomos naquela loja de papiro na frente das pirâmides e na loja de perfumes.
Na loja de perfumes o vendedor ou dono, tem uma irmã que mora no Brasil. Nos atendeu com toda a atenção e respeito do Egito. Fui muito bom estar lá.
Quando chegou a hora do por do sol, ele convidou a gente para subir na loja, no terraço dele - e assistir o por do sol lá.



Aquela loja dele, fica embaixo de um sobrado, que se estivesse em ordem seria o Airbnb mais arregaçador do universo. Ele poderia ganhar mais ali que na loja de perfumes - e manter a loja de perfumes. Mas o sobrado está se deteriorando e vazio - tem só uma criação de galinhas.

O terraço, é lindo. Você ver aquelas pirâmides no por do sol, é de emocionar. 


Depois dali, fomos ao show de luzes e som.

Sobre esse show: Começa que o áudio é uma narração que parece telenovela dos anos 60. Tem tradução em rádio para espanhol... e o programa dura uma hora e meia. Sinceramente se fosse meia hora, e o resto do tempo música ia ser muito mais agradável para mim. Mas esse povo não perguntou o que eu queria - foi lá construiu, gravou e rodou o programa do jeito deles 😅

Esse momento das pirâmides foi épico.


No outro dia, fomos cedo para pegar as pirâmides abrindo.
E pegamos. Chegamos cedo, mas mesmo assim, eram poucos turistas e muitos egípicios. E o que os egípicios estão fazendo lá? Observando as pirâmides? Estudando a própria história? Não!


Estão enchendo as paciências. Tudo que você pensa em fazer tem um egípicio tentando te ensinar, (ou fingindo que tem que ensinar alguma coisa) - mas só para fazer algum favor remunerado.
- Tirou foto? Tem que pagar
-Te levou daqui até ali? Tem que pagar
- Sorriu para sua foto? Tem que pagar
- Apontou para onde fica a pirâmide? Tem que pagar
- Ajudou você a subir ou a descer ? Tem que pagar
Se eu não fosse brasileira, talvez cedesse a essa lógica de que aqui se faz e aqui se paga, mas na mesma cara de pau que eles pedem remuneração eu me faço de louca e nego.
Cada um com seus problemas!


Outra coisa, é a tentativa de vender tudo - numa qualidade superior a do Khan-el-Khalil porque ali com eles é ébano, titânio e ouro e no Khan-el-Khalil é feito na China.
Eu tento conversar com eles, explico que não é o preço o problema, o problema é que eu não tenho interesse nenhum em ter três pirâmides de pedra de sabão por 10 EGP.



O passeio de camelo foi estranho também, havíamos negociado 10 EGP por pessoa para levar de uma pirâmide até a esfinge. O cara concordou, prometeu DE DEDINHO! (sério) e quando a gente sobre no camelo ele fala que é só FOTO. Foto no camelo a gente sabe é 5 EGP. Ele dando uma de maluco.
E estragando a nossa experiência nas pirâmides enquanto isso. Mas sinceramente, quando subi no camelo, ele tava reclamando-e eu não ia me sentir bem fazendo o camelo sofrer para me levar daqui ali.

Muitos meninos pedindo para tirar foto com a gente, e marmanjo pedindo o telefone. Eu pensei assim: Isso aí tem cara de vetor de DST. Porque o cara fica na tocaia em ponto turístico procurando gringa?



Ah, só avisando que entrar nas pirâmides é as vezes muito complicado e difícil, tem uma tarifa para isso, não pode tirar foto, e quando você entra: NÃO TEM NADA.

Eu via os guias levando paciente cardíaco, idoso tudo aqueles europeu inocente com a cara VERMELHA torrada do sol do deserto, para entrar, passar mau e voltar morrendo de dentro da pirâmide (que lógico, não tem ar condicionado).
Minha vontade toda vez que chegava um ambulante


Até que eu encontrei esse post aqui no instagram:

https://www.instagram.com/p/By8wsy_nH7f/
@mochilacronica

Isso talvez seja parte do desejo de 101, a cada 100 aficionados por estradas, mapas, passagens de avião, ônibus, barco ou trem. Não importa o método. Você vai chegar aqui e toda aquela gente empobrecida vai vir te matar pra ter o que comer na janta: papiros falsificados, quinquilharia de pegar pó na mesa de casa: pirâmides, esfinge, o busto de algum Deus animal ou de Nefertiti. É assim, é turismo, e sempre vai ser. Pouco importa se Allah não gosta de Hórus, Anúbis ou Osíris. Rola uma grana no fim do dia, seja com souvenires ou uma massa de haxixe, e isso, isso Allah não dá - e "tenho" cinco sistemáticas rezas num dia pra me redimir dessa atividade pagã.Tem chinês seguindo seu guia com bandeiras como um farol sem luz, tem gente se achando mais bonito no lombo de um camelo cansado em selaria colorida e alegre; tem quem beije a esfinge. Cada um tem seu momento. Pra conhecer coisas lindas , às vezes, é preciso flertar com o feio. Por isso estou aqui, porque devo estar, porque esse desejo me fervia na inocência infantil dos filmes de aventura, porque é o "lugar mais importante" do Egito. Por esta razão é bem e mal frequentado. Mas num emaranhado de desejos e necessidades, da vaidade do turista à luta por sobrevivência do mercador de camelos, vejo-me de canto, silencioso, como quem senta para escrever um pouco no meu chá preferido em Saray El-Kobba; apreciando a degola de um bezerro, beijando homens no rosto, vendo o animal deslizar as patas no sangue que se alastra na calçada. É tudo tão autêntico e comum e diferente; é tudo tão contraditório.É. Sigo em silêncio. Viver o Egito torna simples, menos mágico e, sinto muito, menos energizante estar ao lado das grandes pirâmides de Gizé. Não é que elas ficam pequenas, isso jamais. É que as ruas do Egito e toda essa loucura são gigantes demais. Tão colossais que me fazem pensar melhor antes de atribuir esse meticuloso empilhamento de pedras aos alienígenas. Isso é muito preguiçoso. Vivendo com essa gente aqui, apesar dos árabes hoje estarem mais concentrados nesse sangue, fica fácil perceber que os egípcios elevaram o termo "faraônico" ao sinônimo de grandeza. Não é do céu, a loucura tem pés fincados na terra.

Me conta. Como foi sua experiência nas pirâmides? Valeu? Foi melhor que a minha?