Choque Cultural

Choques Culturais I


Polícia de Imigração



- Desembarquei, paguei o visto na entrada (levei o dinheiro trocado, conforme indicado em pesquisa), passei na imigração - abri minha mala mostrei tudo que eu tinha, cheiraram meus chocolates, abriram os bonbons e perguntaram o que era a farinha de polvilho, o açaí e guaraná em pó que eu trouxe.
Explicado, continuei.

Foi um choque para mim, eles desconfiarem de mim na entrada. Foram as perguntas no clima entrada nos Estados Unidos e na Inglaterra (mas dessa vez ainda abriram minha mala!)
Depois fiquei sabendo que existem 15 brasileiros presos por tráfico aqui.

Aqui a política é muito séria em relação a drogas - e mesmo que seja consumo pessoal - o governo não tolera. Não pode de jeito nenhum, e a pena para tráfico chega a ser PENA DE MORTE.

Se você que está lendo, está se planejando para vir e está embrulhando algum "alívio" cuidado, se for mulher, viajando sozinha, eles vão revistar você. Seja quem for, não corra esse risco.


A Cidade Abandonada



Eu tenho orado bastante para que chova. Se você sair do aeroporto vai entender porque. 

Os prédios estão muito sujos de poeira acumulada. É como um filme de terror. Muito abandonado, muito lixo nas ruas. Tem prédios que desabaram alguns andares, e as pessoas continuam morando no que sobrou, convivendo com o entulho (nem para limpar).

Quando eu morei na África, eu esperava isso, até porque morei numa capital de país, que tinha acabado de sair de uma guerra civíl.
Mas no mundo árabe, eu imaginava o Egito mais Dubai... mais glamuroso, limpo, organizado, arborizado.

Bom, não é assim que a banda toca.

Soldados, carros de guerra, muito lixo espalhado no chão constroem uma visão distópica. Esse é o cenário real do Cairo.

Fui procurar imagens no Google Street View, mas a luz está tão estourada que não dá para ver a poeira!


Religião


Eu já morei em país africano com maioria islâmica, mas aqui eu fiquei chocada.
Muitos homens de Galabeya. Com turbantes típicos na cabeça.
As mulheres sempre de hijab, burca ou niqab.
Usam bastante Abaya e mesmo fazendo 46 graus, estão lá - com roupa cobrindo tudo.

As roupas deixam nítido os 90% islâmicos. Além disso, você anda 2 quadras tem uma mesquita.
No shopping tem mesquita, na estação de metro também. Se não tiver mesquita, eles estendem o tapete e na hora da oração, para e vai orar.

É maioria mesmo, a população e bem homogênia nesse sentido. Muitas pessoas tem a mesma religião, o que mostra costumes muito similares.

Foi vindo para cá que eu fui pela primeira vez em uma mesquita, e comecei a seguir a Jéssica do Além do Hijab. Depois desse choque eu fui aprender um pouco sobre a religião.
Sinceramente, árabe e africano tem relações muito diferentes com religião no geral, e aqui eu não tinha noção de como era.
Toda oração você consegue ouvir na rua o convite, e quando eu cheguei aqui, pensava que Allahu Alkbar era o que terrorista falava antes de explodir... e olha só. Era essa a primeira frase antes de cada um dos 5 convites para oração que as mesquitas colocam para tocar na rua.

Eu tenho que agradecer muito a Jéssica! Ela me explicou com paciência, me mandou vídeos e deu várias dicas me trazendo paz e me lavando de preconceitos. 

Hoje, quando eu escuto Allahu Akbar eu escuto o que realmente quer dizer, e sinto paz. Deus é de fato grandioso!


Higiene


Isso é uma luta que eu tenho até hoje. Por mais que eu me esforçe, eu acho muita coisa nojenta.
Tem restaurante com parede INTERNA preta de poeira. Tem restaurante que usa luva para fazer comida, mas não limpa os utensílios, e a chapa amigos - ah a chapa fica do lado de fora do restaurante - não chove né, mas pensa a poeira!

 As pessoas as vezes estão fedendo muito! Falta um banho e um desodorante debaixo daquelas roupas todas. Olha tem gente que entende que desodorante é vaidade. E ai não usa, e pobre de nós que convivemos com o fudum!

Os dentes também, podres. Tem crianças com dentes pretos de sujeira.
Soma muito cigarro (40% da população fuma) ou chicha (Narguile)+nunca escovar os dentes e pronto, o resultado é uma boca podre. Quando tem gente com dente bonito eu logo penso - É PRÓTESE!

Uma vez eu estava andando sozinha na rua, curtindo minha própria companhia e veio um cara, de carro parou e foi tentar falar comigo.
Eu olhei, pensei primeiro - PUTS, olha que tentação ai! - o cara estava num carro bom, bem vestido e tinha um porte, era bonitão... mas ele abriu o sorriso... e aqueles dentes amarelo com preto, me embrulharam o estômago na hora!


Relações de Gênero


Olha dá para falar muito aqui desse assunto, até amanhã se for o caso.
Mas homens e mulheres tem papéis e lugares bem definidos sempre. Desde vagão separado para mulher (Que sinceramente, quando entra ambulante homem já me deixa desconfortável) até não se dirigir a homem diretamente, não encostar na mão do comerciante quando pega dinheiro, deixar homem passar na frente...
Se no Brasil tem manspreading - no Egito não tem não. Homem não encosta em você quando senta do seu lado. E se encostar, pode mudar de lugar porque na cultura dele, ele tá tomando vantagem de você. 
As mulheres também, elas se sentem com medo sem homem. Sempre tem uma figura masculina - pai, irmão, marido que as protege e as vezes até controla!



 Bom gente esses foram meus choques culturais até agora.
Se você quiser compartilhar seu choque cultural ou alguma experiência sua seja no Egito ou em qualquer lugar, escreve nos comentários ou envia no email: madame.evelyn@gmail.com


Um grande abraço virtual!